King - Regras

O King é um jogo de cartas disputado por quatro adversários individuais. É um jogo de vazas, onde a cada rodada cada jogador recebe 13 cartas e deve descartar todas.



Regras
Decide-se qual o primeiro jogador a dar as cartas, através do lançamento de cartas pela ordem dos ponteiros do relógio (pela esquerda do dador). O primeiro a obter o king (rei de copas) é o primeiro a dar. O jogador à esquerda do dador, baralha as cartas.

O jogo desenrola-se sempre pela esquerda, iniciando-se pelo dador, e ganha a vaza quem jogar a carta mais alta do primeiro naipe jogado nessa rodada, ou o maior trunfo jogado, se tiver sido declarado um trunfo na mão.

São 13 as vazas possíveis em cada mão.
As cartas são distribuídas totalmente, uma a uma.

A hierarquia das cartas
Em ordem decrescente, é: Ás, Rei, Dama, Valete, 10 …. até 2.
É um jogo individual e cada partida é composta por seis mãos ou jogadas negativas e quatro positivas.

A contagem dos pontos pode ser feita de duas maneiras:

  • em um bloco com duas colunas para cada jogador, uma negativa e outra positiva, sendo que a diferença entre as colunas indica a posição de cada jogador em relação aos demais;
  • apenas somando os pontos de cada jogador, sem discriminar em duas colunas.

No final quem tiver o melhor saldo positivo será o vencedor.

Mãos
A soma dos pontos atribuídos aos jogadores nas seis mãos negativas totaliza -1300. A soma dos pontos atribuídos aos jogadores nas quatro mãos positivas (Festas) totaliza +1300. No fim do jogo a soma dos pontos dos jogadores deve ser zero.

Mãos negativas
• 1a. mão - Não fazer vazas
O jogador que distribuiu as cartas joga uma carta qualquer, aberta. Todos os demais deverão servir aquele naipe, só podendo baldar uma carta de outro naipe qualquer se não tiver o naipe jogado. Quem ganhar uma vaza dará início à seguinte. No final, cada participante deverá contar e anunciar, para marcação, quantas vazas fez. Cada vaza vale 20 pontos negativos. Para efeito de conferência, o total desta jogada deve dar 260 pontos.

• 2a. mão - Não fazer Copas
O objectivo é não receber vazas que contenham carta ou cartas de Copas. Regra importante: é proibido iniciar uma vaza com carta de Copas, tendo qualquer outro naipe na mão. Quem não tiver condições de acompanhar o naipe jogado, poderá baldar Copas ou carta de qualquer outro naipe, que considere mais perigoso. No final, contam-se as cartas de Copas recebidas por cada jogador. Cada carta de Copas vale 20 pontos negativos. O total de pontos da rodada é 260.

• 3a. mão - Não fazer Damas
Para cada Dama recolhida, o jogador perderá 50 pontos. O total da mão é 200 pontos. Esta mão também é conhecida como "Não Mulheres".

• 4a. mão - Não receber Reis e Valetes
O objectivo é não ganhar vazas que contenham Reis ou Valetes. Cada uma destas cartas vale 30 pontos negativos e o total de pontos da mão é 240. Esta mão também é conhecida como "Não Homens".

• 5a. mão - Não fazer o Rei de Copas ( o King)
Quem receber o Rei de Copas perderá 160 pontos. Importante: Nenhum jogador poderá iniciar vaza com Copas, enquanto tiver cartas de qualquer outro naipe. O jogador que possuir o Rei de Copas é obrigado a joga-lo na primeira oportunidade, seja, na primeira vez que não possa acompanhar o naipe puxado, seja na primeira puxada de copas.

• 6a. mão - Não fazer as duas últimas vazas
O objectivo é não fazer as duas últimas vazas, como o próprio nome da jogada indica. Para cada vaza feita, o jogador marca 90 pontos negativos, totalizando 180 pontos na rodada.
O total de pontos negativos dos quatro jogadores deverá somar 1.300.

Mãos positivas
Após o jogo das seis mãos negativas, serão jogadas quatro rodadas positivas - “Festas”. A cada mão positiva o distribuidor da mesma ("Dono da Festa") tem a possibilidade de decidir se a mão será:

• Positiva ("Jogar para Cima"):
Nesta modalidade cada vaza feita beneficia o vencedor da vaza com 25 pontos positivos. É possível definir um naipe como trunfo da mão ou jogar sem trunfo.

• Negativa ("Jogar para Baixo"):
Nesta modalidade cada vaza feita penaliza o ganhador da vaza com 75 pontos negativos. Nesta mão cada jogador ganha um bônus de 325 pontos positivos, ou seja se não fizer nenhuma vaza termina a mão com 325 pontos positivos, se fizer uma termina com 250 e assim subsequentemente.

No fim de cada mão positiva a pontuação distribuída na rodada entre os jogadores deve totalizar 325 pontos positivos.

Festas

Cada jogador, excepto o “Dono da Festa”, pode dar um lance para arrematar o leilão. O dono pode aceitar o maior lance dado ou escolher ele mesmo a modalidade a ser jogada. Os lances são feitos em sentido horário, inicialmente pelo jogador á esquerda do beneficiário.

Cada lance deve ser estritamente maior (em pontos absolutos) que o anterior.

Na contagem considera-se que 3 vazas para cima (75 pontos positivos) equivalem a 1 vaza negativa (75 pontos negativos) ou seja, para cobrir um lance de 4 para cima é necessário oferecer ao menos 2 para baixo ou 5 para cima. Por outro lado o jogador da esquerda do beneficiário pode cobrir o lance oferecendo o mesmo número de vazas (pode cobrir um lance subsequente de 2 para baixo oferecendo apenas 6 para cima, ao invés de 7 para cima que o jogador subsequente teria que oferecer).
Como são quatro mãos positivas, cada jogador terá a oportunidade de escolher o trunfo pelo menos uma vez, ou escolher jogar para baixo, conforme achar o que lhe beneficiará mais. O distribuidor é chamado de "Dono da Festa". É possível não marcar trunfos.

Trunfo - O comprador do leilão (ou o Dono da Festa se não aceitar o resultado do leilão) poderá escolher um naipe como trunfo. Qualquer carta de trunfo ganha de qualquer carta de outro naipe, mas só poderá ser jogada se for impossível acompanhar o naipe da vaza ou se o naipe inicial da vaza for trunfo. Entre dois, ou mais, trunfos, ganhará o mais alto.

Leilão - Nas quatro mãos positivas, cada jogador terá o direito de escolher o naipe de trunfo ou de aceitar ofertas dos adversários, que podem ser vazas positivas ou vazas negativas. O jogo pode, portanto, ir para "nulos" (não fazer vazas) ou para "positivos". O pagamento é sempre feito em número de vazas e efectuar-se-á (caso o beneficiado tenha vendido o seu direito) no final da mão.

Após a distribuição das cartas, cada um dos três adversários deverá manifestar-se, na sua vez, no leilão. Se não aceitar, os três voltarão a falar na ordem. Se o segundo ou o terceiro a falar oferecer lance melhor que o do jogador que o antecedeu, este poderá oferecer o mesmo número de vazas, "pela mão", tendo prioridade.

O jogador que passar inicialmente, perderá o direito de falar. A fase do leilão entre o três jogadores termina assim que dois deles tenham desistido "passando". O Dono da Festa deverá dizer se aceita ou não a oferta feita, assim que só existir um único jogador em jogo. Após esse momento, o outro jogador poderá melhorar a sua oferta.

O leilão termina com a aceitação do Dono da Festa da última oferta em jogo, ou com a desistência do último jogador no leilão final discutido com este.

Durante o leilão os jogadores deverão mencionar apenas a quantidade de vazas que estão dispostos a pagar e a indicação se é para cima (positivos) ou para baixo (negativos). No caso de ser para positivos, o naipe de trunfo só deverá ser mencionado se e após o beneficiado aceitar a oferta.

Se ninguém oferecer vazas ou se a oferta for até três vazas, o beneficiado poderá, sem qualquer outra consulta aos adversários, decidir que não tem interesse em cartear essa mão. Marcará para si quatro vazas e três para cada um dos três oponentes.

Terá de se respeitar a correspondência entre vazas em "nulos" e em "positivos": 1 vaza em nulos equivale a 3 vazas em positivos. A ordem será: 1 pos, 2 pos, 3 pos, 1 nulo, 4 pos, 5 pos, 6 pos, 2 nulos, 7 pos, 8 pos.

Ex: Se numa dada rodada, um jogador oferece 3 positivas, o jogador a seguir pode oferecer 1 nulo (igualando a oferta). No entanto, se o anterior tiver oferecer 4 positivas, o seguinte já terá de oferecer 2 nulos. E o seguinte terá de igualar (6 pos) ou subir (7 pos), consoante ainda seja na mesma rodada ou na rodada seguinte.

Pontuação festas para nulos:
Durante as festas, quando se joga para nulos, cada vaza vale 75 pontos negativos retirado a um valor inicial de 325 pontos. Por exemplo, se um jogador fizer 2 vazas, obterá uma pontuação de 175 pontos positivos, calculados da seguinte forma 325 - 2×75 = 175. Um jogador que não faça vazas ganha os 325 pontos.

O Dono da Festa poderá pedir o máximo de oito (8) vazas em seu benefício, ou ir para baixo, que é chamado, o "8 ou nulos". Se oferecerem 8 vazas para cima, o Dono da Festa será obrigado a aceitar o leilão e o jogador vencedor escolherá o trunfo.

18 comentários:

  1. King é um jogo muito interessante e gosto muito de jogar. Estou procurando aplicativos para Android com esse jogo, alguem conhece? Tem um outro jogo de vazas em que a distribuição de cartas com 1 a 13 cartas em 13 maos. Once cada participante precisa prometer o numero de vazas que vai fazer (com trunfo) exceto na 13 mao. alguem conhece esse jogo? nao descobri o nome.

    ResponderEliminar
  2. Amigo, se arrumar mais dois jogadores, poderemos jogar! Já jogou hearts? abraço Claudio ich785@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Tenho duas dúvidas:
    1. A jogar para positivos COM trunfo, quando não for possível assistir é-se obrigado a jogar trunfo (a cortar, como vulgarmente se designa)?
    2. A jogar para positivos SEM trunfo, em cada jogada o jogador seguinte é sempre obrigado a subir (jogando uma carta mais alta, se a tiver)?
    Obrigado a quem me puder dar una resposta segura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respostas:
      1- Não
      2- Não. É obrigado sim a assistir ao naipe jogado.

      Eliminar
    2. 2-sim, sem trunfo é obrigatório subir

      Eliminar
    3. sim é em sem trunfo é sempre obrigado a subir!

      Eliminar
    4. Em relação ao ponto 2.: sempre joguei sendo obrigatório subir. Mas provavelmente pode não ser obrigatório se assim for acordado.

      Eliminar
  4. Eu quando estive na tropa joguei o King de dados e não consigo encontrar nenhuma referência a este jogo, será que alguém me pode dar uma dica onde encontrar informações acerca dele??
    Obrigado.
    BD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse jogo e chamado Yahtzee nos Estados Unidos.

      Eliminar
    2. Esse jogo e chamado Yahtzee nos Estados Unidos.

      Eliminar
  5. Onde posso fazer download do jogo do King ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em http://cantinhodojogo.blogspot.pt/search/label/Download pode descarregar a planilha do jogo de king para jogar com os seus amigos, ou se preferir jogar offline, tem igualmente à sua disposição um aplicativo para o efeito.

      Eliminar
  6. a jogar para nao fazer homens ou mulheres, o jogador que ficar com a última destas figuras, é obrigado a joga-la nao podendo reter-la para aproveitar da-la a um outro jogador á sua escolha, sob pena de apontar como penalizaçao todas as mulheres ou todos os homens consoante a mao em causa.

    ResponderEliminar
  7. Não consigo encontrar o jogo grátis. Alguém me ajuda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta pesquisar no google com "play king card game online" e tem inúmeras opções para jogar online ou aplicativos para descarregar e jogar offline.

      Eliminar
  8. Gostava de saber o seguinte: A festa é de um jogador que está à minha direita. Sou o 1º a falar e ofereci 3 vasas. O jogador a seguir pode oferecer 1 para nulos ou terá de ser 2 porque eu é que estou atrás?

    ResponderEliminar
  9. Pode um jogador na sua festa em nulos ganhar mais de 325 pontos na sua festa? Por exemplo não faz nenhuma vasa e é lhe oferecido 2 vasas para negativos, ganhasse os 325 mais 150 da oferta?

    ResponderEliminar
  10. Gostava de saber a forma correta de baralhar. Visto que as cartas são dadas uma a uma, deverá baralhar-se pouco para evitar naipes muito grandes em cada jogador, ou cada um faz como entender, baralhando pouco ou muito como muito bem entender ?
    Agradecido pela resposta.

    ResponderEliminar