Regras da Sueca

Regras da Sueca

Jogadores:
Sueca é um jogo para quatro jogadores em duplas, i.e. dois contra dois, com os parceiros sentados opostamente.

Cartas:
O baralho tem somente 40 cartas, são removidos 8s, 9s e 10s do baralho padrão.
A ordem das cartas em cada naipe, de cima para baixo, é:
ás, 7, rei, valete, rainha, 6, 5, 4, 3, 2

Na Sueca, o objectivo é ganhar cartas que valem pontos de forma a atingir mais de 60 pontos.
No total há 120 pontos, somados, no baralho.

O valor das cartas é:
Ás-11 pontos
7-10 pontos
rei-4 pontos
valete-3 pontos
rainha-2 pontos
6, 5, 4, 3, 2-0 pontos


O Começo:
  • Joga-se no sentido anti-horário.
  • A 1ª pessoa que baralha é escolhida aleatoriamente.
  • A pessoa que baralhou passa, então, as cartas para o parceiro para que este corte o baralho. Este passa as cartas à sua direita, que será a pessoa que distribuirá as cartas.

O distribuidor escolhe o trunfe (é o naipe da carta virada), de uma das duas formas:
  1. Se tirar a última carta do baralho e revelar o trunfo Depois disso, ele dá 10 cartas de uma vez ao jogador à sua esquerda, e continua distribuindo no sentido anti-horário.
  2. Porém, o distribuidor escolher virar a primeira carta do baralho. Assim ele tira nove cartas para ele (1+9=10), e distribui no sentido horário 10 cartas a cada jogador.

O Jogo:

O jogador que está à direita de quem deu as cartas começa a jogar. Os outros jogadores devem seguir o naipe (assistir ao Naipe) jogado pelo primeiro jogador. O jogador que não tiver cartas para assistir ao naipe puxado pode jogar cartas de qualquer outro naipe, incluindo o trunfo. Ganha a rodada o trunfo mais alto ou se não houver trunfes na mesa , a carta mais alta do Naipe do 1º jogador que jogou.. O jogador que ganhou puxa o próximo naipe.

Se algum jogador mentir sobre a ausência de algum naipe na sua mão, e for pego, ele estará "renunciando" ao jogo. Então a dupla oponente ganha 4 jogos automaticamente.

Nenhum sinal é permitido entre os parceiros, audível, pelo menos, mas toda a gente faz pequenos sinais com as cartas, o que não é permitido.

Pontuação:

O objectivo do jogo é ganhar mais cartas que tenham pontos.

O time/equipa que tiver ao fim da partida mais de 60 dos pontos totais, ganha 1 ponto.
Se um time/equipa consegue mais de 90 pontos, ganhará 2 pontos.
E se um time/equipa ganha todas as rodadas da partida, esse time/equipa ganhará 4 pontos.
"Havendo um empate, os dois times/equipas fizerem 60 pontos, ninguém marca pontos, porém a próxima partida vale dois pontos, isto é válido somente se essa partida for para 1 ponto. Ou seja, se nesta nova partida a equipa fizer mais de 90 pontos não vai ganhar 4 pontos e o mesmo para o caso de se fizer 120 pontos não vai ganhar 8 pontos."
Em Portugal, normalmente, esta regra não é válida, ou seja, havendo um empate os dois times/equipas não recebem qualquer ponto e a próxima partida vale os pontos normais, os pontos não são acumulados.

Estratégias:
  • Na Sueca, como em todos os jogos de vazas, é importante memorizar as cartas que vão aparecendo e controlar as da mão que se mantêm firmes. Tanto pelo facto de que elas podem ganhar a vaza, se já não restarem trunfos, quanto para o adversário cortar e usar os trunfos.
  • Como se joga com apenas 10 cartas por naipe, uma distribuição média é de duas cartas de cada naipe por jogador, portanto, um naipe longo na Sueca é um naipe com 3 ou 4 cartas. É muito difícil ganhar vazas tendo-se um naipe de mais cartas, porque elas serão muito cortadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário