Omaha Hi/Lo - Regras Poker

Omaha Hi/Lo


Resumo
Cartas distribuídas a cada jogador - 4 cartas fechadas
Cartas comunitárias distribuídas - 5
Números de rondas de apostas - 4
Limites - Limite fixo / Limite do pote
Blinds ou antes - Blinds

O jogo

Prémio dividido
O jogo Omaha Hi/Lo é jogado exactamente da mesma forma que o jogo Omaha, com apenas uma excepção: no showdown (revelação das cartas), a melhor mão ganha metade do pote enquanto que a outra metade do pote é ganha pela pessoa que tiver a mão mais baixa.

Contudo, isto apenas se verifica se um jogador revelar ter um jogo com uma mão baixa que se qualifique. Se não houver uma mão mais baixa qualificada, o jogador que tiver a mão mais alta ganha o pote inteiro.

Requisitos para a mão mais baixa
Para se qualificar como “mão mais baixa”, uma mão não poderá ter qualquer carta maior do que um Oito, nem qualquer par ou melhor.

Contudo, as sequências (straights) e as sequências do mesmo naipe (flush) não desqualificam uma mão mais baixa. Assim, por exemplo, uma sequência de um Oito-Sete-Seis-Cinco-Quatro de espadas qualifica-se para ser considerada uma mão mais baixa. (Ao mesmo tempo, poderá ser considerada uma mão muito alta, pois trata-se de uma sequência do mesmo naipe, um straight flush.)

Formar uma mão baixa e uma mão alta
Tal como no jogo Omaha, também aqui terá de utilizar duas das suas quatro cartas fechadas (hole cards) para fazer uma mão de poker com três cartas da mesa. Mas você é livre de utilizar qualquer combinação de duas cartas para a mão mais baixa e para a mão mais alta. Poderá utilizar uma ou duas das suas cartas fechadas (hole cards) tanto para a mão mais alta como para a mão mais baixa, ou poderá utilizar duas cartas para a mão mais alta e as outras duas cartas para formar a mão mais baixa, conforme preferir.

Por exemplo: Se tiver Ás, Rei, Dez e Dois e na mesa estiver Ás, Ás, Sete-Seis-Cinco, a sua mão melhor seria Às, Rei + Ás, Ás, Sete (três iguais) e sua mão mais baixa seria então Ás, Dois + Sete-Seis-Quatro. Poderá usar o Ás em ambas as mãos.

Ases altos e Ases baixos
No jogo Omaha Hi/Lo, o Ás é a carta mais alta, mas poderá ser também a carta mais baixa. É isto que torna a clássica mão Ás, Dois-Três-Quatro-Cinco (a “roda”, ou the Wheel) uma mão tão forte. É a melhor mão mais baixa possível, mas ao mesmo tempo será uma mão muito alta, se por acaso for uma sequência (straight).

Conselhos de jogo para o Omaha Hi/Lo

Fazer scoping
Deverá tentar sempre procurar uma hipótese de vencer o pote todo, algo designado de fazer scoping. Existem duas formas de fazer scoping. Ou você tem a mão mais alta e tem também a mão mais baixa, ou então tem a mão mais alta e não existe mão mais baixa. Se tiver como objectivo ganhar apenas a mão mais alta ou a mão mais baixa, a sua recompensa será apenas o pote por metade.

Dividir em quatro partes
Mesmo que tenha a mão mais baixa possível, nunca poderá ter a certeza de ganhar nem metade do pote. É sempre possível que outro jogador tenha uma mão baixa exactamente igual à sua, de forma que terão de dividir metade desse pote, ou seja, você apenas ganharia um quarto do pote. Isso significa que tem probabilidades muito más de jogar a sua mão. Na verdade, poderá até perder dinheiro com essa mão se ganhar apenas metade do pote.
Claro que por vezes, as mãos mais altas também têm de dividir a metade do pote. No entanto, é possível ter uma mão alta sabendo que mais nenhum jogador poderá igualá-la.

2 comentários: