Bisca - ou menos conhecido como bíscola

A Bisca

É um jogo de cartas que utiliza-se do baralho espanhol (de 40 cartas), cujo principal objetivo é acumular mais pontos que o adversário, baseando-se nas cartas que são pescadas e descartadas.


Após embaralhar e cortar, é retirada uma carta do baralho, cujo naipe determinará o "trunfo" (ou bisca). Trunfo é o naipe que vai predominar sobre os outros naipes, quando as cartas dascartadas forem recolhidas.

Durante o jogo, a carta "trunfo" fica embaixo do baralho, mas de maneira visível.

Essa carta pode ser trocada pelo "7", do mesmo naipe, se for de maior valor (em algumas regiões, diz-se que o "7" pode ser trocado pelo "2" de mesmo naipe).


O jogador que cortou o baralho começa descartando uma carta, das 3 que recebe no início do jogo. Em seguida o adversário descarta uma de suas cartas, que vai determinar se ele pega ou entrega as cartas da mesa, baseando-se nos seguintes critérios:

Se as cartas são do mesmo naipe, a carta de maior valor (ou maior numero para cartas sem valor de contagem) vence, e o quem a jogou leva as cartas da mesa.
Se as cartas são de naipes diferentes e não há um "trunfo" entre elas, quem jogou a primeira carta leva as cartas da mesa.
Se as cartas são de naipes diferentes e há um "trunfo" entre elas, quem jogou o trunfo leva as cartas da mesa.
Se as todas as cartas são trunfos, a decisão é como o primeiro critério.

Após serem recolhidas as cartas(cada jogador tem 2 cartas na mão, nesse momento), os jogadores pegam uma nova carta no baralho( primeiro o jogador que levou as cartas da mesa) e isso se repete até que se terminem as cartas do baralho.

O valor de cada carta é definido assim:
Áses: 11 pontos cada
Todos os "5": 10 pontos cada (ver nota)
Todos os "12" ou reis: 4 pontos cada
Todos os "11" ou cavalos: 3 pontos cada
Todos os "10" ou valetes: 2 pontos cada
Demais cartas: não têm valor de contagem

Nota: Em algumas regiões, os "3" e os "7" tem valor 10 ao invés dos "5", sem explicação aparente.

Ao final do jogo, contam-se os pontos somando-se as cartas obtidas. Como a pontuação máxima é 120 pontos, um jogador que acumular 60 ou mais pontos antes do jogo terminar já é o vencedor.

A bisca pode ser jogada em duplas, onde cada jogador fica de frente para o seu par. No jogo de duplas, é comum que cada jogador mostre suas cartas ao parceiro na ultima rodada.

Esse jogo é comum na Itália com algumas variações, chamado de "Bíscola".

1 comentário:

  1. Bom dia
    - Quando existem muitas pessoas para jogar e o jogo é a entrar e a sair, existe alguma regra que diga que se o ás do naipe da mesa "matar" o 7 do mesmo naipe numa jogada, a equipa que for "morta" sai e dá lugar a outra equipa?
    - Podemos contar as cartas que recebemos ao longo das jogadas até ao fim do jogo? Ou existe alguma regra em que só possamos contar os pontos durante a primeira jogada?
    Obrigado

    ResponderEliminar