Eleven (11) - Regras

Regras do jogo de cartas Eleven - 11


O objetivo é livrar-se do maior número possível de cartas.


Regras:

  • Jogado por um mínimo de 4 e um máximo de 6 jogadores, sendo necessário dois baralhos de 52 cartas;
  • São distribuídas 11 cartas a cada jogador, e as restantes ficam no centro da mesa;
  • Cada jogador retira uma carta do monte, na sua vez, e se esta não for necessária para o jogo poderá devolver à mesa de modo a que os outros jogadores a possam ver; se precisarem, podem ir buscá-la;
  • Tem sempre prioridade sobre a carta o jogador imediatamente a seguir ao que a lançou; os restantes terão de ser rápidos;
  • O jogo divide-se em 5 níveis:
  1. º nível – Trio e uma sequência - o jogador tem de completar uma sequência de cartas do mesmo naipe com o mínimo de 4 cartas. E um trio do mesmo valor. 
  2. º nível – Duas sequências – o jogador deverá completar duas sequências de cartas do mesmo naipe ou naipes diferentes com o mínimo de 4 cartas cada. 
  3. º nível – três trios – o jogador deverá completar três trios de cartas do mesmo valor. 
  4. º nível – dois trios e uma sequência – o jogador deverá completar uma sequência de cartas do mesmo naipe com o mínimo de 4 cartas, e dois trios de cartas do mesmo valor. 
  5. º nível – duas sequências e um trio – o jogador deverá completar duas sequências de cartas do mesmo naipe ou naipes diferentes com o mínimo de 4 cartas e um trio de cartas do mesmo valor.
  • Os jokers substituem qualquer carta na sequência mas não nos trios;
  • Quando um jogador completar o que é exigido em cada nível deverá colocar o seu jogo em cima da mesa de modo a que os outros jogadores o possam ver;
  • Uma vez o jogo posto em cima da mesa, qualquer jogador que também já tenha posto o seu pode acrescentar cartas no jogo do outro;
  • Uma vez posto o jogo em cima da mesa, o jogador perde o direito de levantar as cartas colocadas pelos outros jogadores;
  • No final há uma contagem e perde quem tem mais pontos.

Pontuações:
  • Reis/Damas/Cavalo/Áses/Jokers: valem dez pontos cada;
  • As restantes têm o seu valor.

Sem comentários:

Enviar um comentário